terça-feira, 27 de julho de 2010

Quero isto... Não !!! Aquilo !!!

O Dieguinho ainda não fala assim, mas já sabe bem o que quer... e agora que aprendeu a apontar as coisas com o dedo, então !!! Vira e mexe, lá está ele de dedinho no ar indicando alguma coisa. Uma graça ! Seja os bichos de pelúcia que estão na prateleira do quarto ou alguma coisa que estamos comendo... nada passa desapercebido pelos olhinhos atentos dele. E se ele quiser, o dedinho mostra a direção. Difícil acertar, de primeira, quando há muitos objetos juntos. Então, vamos por eliminação. O problema é que, às vezes, eu acho que ele quer tudo o que está à vista..rsrsrsrsrsrs...


Lembro que quando fui à consulta de 10 meses do Diego, o médico perguntou-me se ele já apontava as coisas com o dedo. E naquela altura, tive que dizer que não. Ele ainda não fazia isso. Outra habilidade questionada pelo doutor foi se ele pegava as coisas usando apenas dois dedos, formando uma espécie de "pinça". Essa façanha, ele também só mostrou nos últimos dias. Na época, o médico disse para não me preocupar pois ambos movimentos iam aparecer com o tempo. E foi verdade. 


Outra "gracinha" que o meu filhote passou a fazer de uns tempos para cá foi nos dar objetos. Digo "gracinha", pois a gente que ama ser mãe, acha lindo e engraçado, tudo o que eles fazem (exceto as birras, né ?) Pois é... o Diego agora está com essa mania de pegar os objetos e nos dar. Mas como não é bobo, fica sempre esperando que a gente devolva para ele. Acho que faz parte da brincadeira... Tanto eu como o papá estamos sempre prontos a participar e encorajamos as boas atitudes dele. Acho que isso é bem importante.


E outra coisa que a gente não resiste é vê-lo dando "tchau". Isso ele já faz há algum tempo.Mas agora parece entender melhor o significado do gesto. Basta a gente falar e ele vai logo acenando as mãozinhas. Outras vezes, nem é preciso dizer nada. Ele mesmo se apercebe que vamos embora de algum lugar e começa logo a acenar para quem estiver ao redor. 


Não me canso de dizer o quão encantador é acompanhar o desenvolvimento do ser humano, em especial de um filho. Cada novidade ou coisa que ele aprende é motivo de surpresa, alegria e orgulho. E nesse primeiro ano do meu filhote, uma coisa aprendi: respeitar o tempo dele. É inevitável ouvir os comentários do tipo: "ah, nessa idade, meu filho já fazia isso, aquilo..."
Acho que os pais não podem dar muita importância, nem se preocupar se o pimpolho não está a se desenvolver exatamente como o do vizinho. Cada criança tem seu ritmo, e na hora certa, hora que é a dela, não a nossa, ela vai mostrando as novas habilidades. A nós, adultos, cabe educar, ensinar e vibrar muito com cada novidade e conquista dos pequenos.

Sem comentários: