quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A primeira vez no troninho e na sanita !

O desfralde aqui, em casa, continua a passos largos e lentos.
Desde que o tempo começou a esquentar, isto é, há uns 3 meses, venho ensinando o Di a usar o troninho.
Bem, vocês podem até achar que meu filho é lento, demora a aprender...
Mas, na verdade, a culpa é mesmo minha !
Pois, certo ou errado, não fiz o processo de maneira continuada, ou seja, nem todo dia deixava meu filho sem fraldas e insistia para que ele fizesse suas obrigações intestinais no troninho.
Os dois últimos meses foram de rotina totalmente alterada por aqui o que dificultou ainda mais a nossa vida.
Mas mesmo irregularmente, dias sim e muitos não, lá estava eu deixando  Di só de cuequinha e falando sobre essa nova etapa, perguntando a cada meia hora se ele queria fazer xixi.
Foram inúmeras as mijadas no chão, no tapete da sala, enfim, ele simplesmente fazia, nunca pedia...
Era até mesmo difícil convencê-lo a sentar no vaso ou no troninho.
Ele resistia, nunca queria...


Mas eis que semana passada, peguei o Di bem na hora H.
Ele ensaiava fazer um cocozinho e corri para sentá-lo no vaso.
No começo, ele resistiu (como sempre),  mas acho que a vontade de fazer foi maior.
Ele acabou sentando.
Fui conversando com ele, explicando esse novo processo.
Fui buscar o pacote de toalhinhas que tem um sapinho limpando o bumbum pra mostrar que íamos fazer aquilo também, etc, etc, etc...
Enfim, depois da tarefa finalizada, fizemos todo o ritual de dar descarga e dar tchau para o cocô.
É claro que ele adorou essa parte e eu fiquei super satisfeita por ter dado esse passo inicial.

Ontem, para nossa supresa, a iniciativa partiu dele.
O Di adora andar nú pela casa.
E alguns minutinhos antes do banho deixo ele ter esse prazer.
O papá estava no banheiro.
Ele foi lá sentou no troninho e fez xixi.
Tudo sozinho sem ninguém pedir ou mandar.
Depois veio ao quarto me chamar para mostrar o que tinha feito.
Ficamos todos felizes.
Fizemos uma festa com ele e fomos fazer o ritual de dar tchau ao xixi.


Cada vez me convenço mais que meu filho não trabalha sob pressão.
Ele entende perfeitamente tudo o que falamos e vai assimilando as "lições".
Mas tem uma personalidade fortíssima e só faz as coisas quando bem entende.
Foi assim com o andar, está sendo assim com a fala e agora com o desfralde.
Por bem, ele faz tudo e é um amor...
Mas quando se sente pressionado ou "mandado", aí empaca e não sai nada.
Haja jogo de cintura e paciência para tentar respeitar esse tempo dele, mas sem deixar as rédeas soltas demais para ele não estar fazendo tudo sempre como quer e na hora que quer.
Mas esse já é assunto para o próximo post... gênio indomável ou coisas dos "terrible two" ?

Beijinhos a todos e um ótimo dia !

7 comentários:

Cida Kuntze disse...

Oi Débby!
Apareci!!! A amiga desnaturada está de volta...kkkk. Olha que bacana ele ter usado o troninho. Vá com paciência mesmo, pois ele já aprendeu, só não quer ser pressionado...rsrsrs.
Será a quem puxou hein? rsrsrs.
Já dexei um recadinho no post anterior... que vergonha amiga não ter vindo antes aqui.
Beijinhos.

Unknown disse...

Essa etapa do desfralde é mesmo desgastante. Tem que ir com calma e respeitar o tempo dele. De agora em dante vai ficando mais fácil e logo, logo estará completa esta transição. A Letícia faz 2 anos mês que vem e estou só esperando o calor pra começar. Considero ela pronta já, pois já deu inúmeras demonstrações de maturidade para iniciar este processo, mas com frio não dá nem pra pensar em começar.

Beijos

Miguel...Presente de Deus disse...

Amiga aqui o desfralde foi rápido, Miguel fez o xixi no troninho e quando fez o cocozinho eu fiz tanta farra,tirei até foto.kkkkk depois desse dia,toda vez que ele fazia pedia pra mim tirar foto.kkkkkkkkkk

Bjokas em vcs e boa sorte, Dieguinho está no caminho certo.

Carla e Miguel

Genislene Borges disse...

Oi querida! Que progresso!
O Di vai aprendendo aos pouquinhos e logo estará fera!
JM tb está começando a usar o troninho!!
bjks, Genis ♥

Chris Ferreira disse...

Oi Débora,
Que legal!!! Esse progresso é muito bom, porque sobra mais tempo para brincar no lugar de trocar fraldas!!!
Que bom que você curtiu as dicas. Fiquei muito feliz!
Um lindo restinho de semana para todos aí!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

... tem mais de 2000 proutos
...
TRONINHO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Troninho&IDCategoria=110
... ... ...
artigos para bebe/infantil
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

WWW.MERCADOZETS.COM.BR disse...

MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

VENDE DE TUDO

TRONINHO

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

BEBÊ INFANTIL
http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS