Olha, não tem mãe que não se orgulhe com as conquistas dos filhos... por mais simples que elas sejam... Eu, que nem sou coruja (para não dizer o contrário), comecei cedo. A "primeira conquista" do Diego que me deixou emocionada foram os dentinhos. Aos quatro meses, lá estavam dois a nascerem ao mesmo tempo !! Quando passei o dedo na gengiva dele e senti-os, fiquei mesmo em polvorosa ! Hoje já são 8 !!! Bem certo que o nascer dos dentes é um pouco traumático para o bebê... Os coitadinhos sofrem imenso... Mas quando a gente vê aquele sorriso, derrete-se toda !!!! E nem podia ser diferente.... Dá para resistir ????
Hoje, a mais nova sensação do meu pingo de gente é que ele aprendeu a engatinhar. Foram muitas tentativas até conseguir fazer os primeiros movimentos.... Apoiou-se só com os braços, depois só com as pernas, passou a rastejar... e agora tenho um robozinho correndo a casa toda !
Conversando com outras mães, ouvi dizer que alguns bebês não engatinham, passam logo para a fase do andar. Mas não queria que o Diego pulasse essa etapa, pois sempre achei lindo um bebê engatinhando. Por isso, estou toda contente e ele também. Quando começa a engatinhar fica numa felicidade só !!! E o chão agora é o lugar preferido dele. Movimentar-se é a palavra de ordem !!!
Geralmente, o bebê começa a engatinhar quando consegue ficar sentado, sem apoios. Quase todos, entre o 7° e 8° mês, demonstram vontade de engatinhar, mas somente próximo ao 9° mês é que conseguem com sucesso. O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar. A maneira tradicional exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.
Uma boa maneira de ajudar o seu filhote nessa atividade é deitá-lo numa superfície plana, de barriga para baixo. A mãe ou o pai deve deitar-se de frente colocando um brinquedo que lhe chame a atenção, fora do seu alcance. O brinquedo deve ser arrastado para frente e para trás, e o bebê vai se agitar para tentar alcançá-lo. Colocar as mãos na sola do pé do bebê fará com que ele faça força contra as mãos e avance. Não se esqueça de deixar o bebê agarra o brinquedo de vez enquando, sendo então parabenizado com alegria por ter conseguido.
Contudo, se ao invés de engatinhar, o seu filhote pula apoiado no bumbum e com uma perna para a frente, parece uma minhoca arrastando-se pelo chão ou só quer saber de andar, não se preocupe. O importante é que ele se locomova, seja de que maneira for!
E olhem aí o meu pimpolho explorando a casa !!!
Sem comentários:
Enviar um comentário