quarta-feira, 12 de maio de 2010

Orgulho de mãe...

Olha, não tem mãe que não se orgulhe com as conquistas dos filhos... por mais simples que elas sejam... Eu, que nem sou coruja (para não dizer o contrário), comecei cedo. A "primeira conquista" do Diego que me deixou emocionada foram os dentinhos. Aos quatro meses, lá estavam dois a nascerem ao mesmo tempo !! Quando passei o dedo na gengiva dele e senti-os, fiquei mesmo em polvorosa ! Hoje já são 8 !!! Bem certo que o nascer dos dentes é um pouco traumático para o bebê... Os coitadinhos sofrem imenso... Mas quando a gente vê aquele sorriso, derrete-se toda !!!! E nem podia ser diferente.... Dá para resistir ????




Hoje, a mais nova sensação do meu pingo de gente é que ele aprendeu a engatinhar. Foram muitas tentativas até conseguir fazer os primeiros movimentos.... Apoiou-se só com os braços, depois só com as pernas, passou a rastejar... e agora tenho um robozinho correndo a casa toda !



Conversando com outras mães, ouvi dizer que alguns bebês não engatinham, passam logo para a fase do andar. Mas não queria que o Diego pulasse essa etapa, pois sempre achei lindo um bebê engatinhando. Por isso, estou toda contente e ele também. Quando começa a engatinhar fica numa felicidade só !!! E o chão agora é o lugar preferido dele. Movimentar-se é a palavra de ordem !!!

Geralmente, o bebê começa a engatinhar quando consegue ficar sentado, sem apoios. Quase todos, entre o 7° e 8° mês, demonstram vontade de engatinhar, mas somente próximo ao 9° mês é que conseguem com sucesso. O ato de engatinhar ajuda a fortalecer os músculos do bebê para que depois seja capaz de andar. A maneira tradicional exige que a criança aprenda a se equilibrar apoiando-se nas mãos e nos joelhos, e perceba que pode balançar para frente e para trás. Em seguida, ela vai descobrir como usar os joelhos para avançar ou dar marcha a ré.




Uma boa maneira de ajudar o seu filhote nessa atividade é deitá-lo numa superfície plana, de barriga para baixo. A mãe ou o pai deve deitar-se de frente colocando um brinquedo que lhe chame a atenção, fora do seu alcance. O brinquedo deve ser arrastado para frente e para trás, e o bebê vai se agitar para tentar alcançá-lo. Colocar as mãos na sola do pé do bebê fará com que ele faça força contra as mãos e avance. Não se esqueça de deixar o bebê agarra o brinquedo de vez enquando, sendo então parabenizado com alegria por ter conseguido.
Contudo, se ao invés de engatinhar, o seu filhote pula apoiado no bumbum e com uma perna para a frente, parece uma minhoca arrastando-se pelo chão ou só quer saber de andar, não se preocupe. O importante é que ele se locomova, seja de que maneira for!

E olhem aí o meu pimpolho explorando a casa !!!




Sem comentários: