terça-feira, 18 de maio de 2010

"Não" !!! Começaram as birras...

Quando o Diego começou a balançar a cabeça, fazendo sinal de "não", foi um encanto. Ficava tão engraçadinho que não tinha como não rir e divertir-se. Quando perguntávamos algo, lá estava ele dizendo que "não". Às vezes, não deixava de ser uma atitude involuntária, noutras, parecia que ele entendia mesmo as coisas. Mas a alegria durou pouco ! Agora o gesto já vem acompanhando de uma birra!

Se a gente não lhe faz a vontade, começa logo a chorar. Ou podem ser até gestos mais imperativos ! Tipo: quando é contrariado, logo começa a bater as mãos com força na mesa. Se está em pé, vou sentá-lo e ele não quer, estica logo as pernocas gorduchas e resmunga ! Nunca pensei que as crianças começassem com essas birras tão cedo...

A gente se aborrece... às vezes, perde a paciência e até se assusta com tanto autoritarismo vindo de um pingo de gente ! Sei que é só o começo e não é nada fácil, principalmente, agora que as palavras tem tão pouco ou nenhum significado para ele... Mas os gestos, as expressões faciais e os tons de voz ajudam muito... O nosso filhote sabe quando está a fazer asneiras... Mas é um teimoso !!! Repete o gesto mesmo quando está a ser repreendido. Além disso, é um safado... rsrsrsrrsrsrrs !!! Quando se apercebe que eu e o pai estamos mesmo aborrecidos, dá um sorriso, faz uma gracinha para que a gente não fique com raiva dele. Esperto esse rapaz, não ?


Para a criança, a birra tem dois objectivos: chamar a atenção e conseguir uma compensação.
É chegada a hora de estabelecer as bases de sua educação. Tarefa árdua essa de proibir um bebé de fazer alguma coisa. Mas é um mal necessário: ele precisa de limites definidos de modo a estruturar a sua identidade. Geralmente, o bebé aprende o significado do “não”, percebendo que, quando os pais lhe dirigem esta palavra com um determinado tom de voz, é sinal de que não pode fazer alguma coisa. Quando é ele a dizer o “não”, está a afirmar a sua autonomia e personalidade. Esta afirmação torna-se mais expressiva a partir dos 2 anos de idade e estende-se até os 3 anos, quando a criança começa, então, a moldar o seu temperamento e irá cada vez mais tomar as suas próprias decisões.

Para tentar ir contornando esses probleminhas, a primeira regra é não ceder. Do contrário, a criança acaba percebendo que. tendo determinada atitude, consegue o que quer. É preciso ser firme desde o início, manter a calma e explicar que ela só conseguirá seu objetivo se tiver outro comportamento. Depois, o melhor é distrair a atenção da criança para qualquer outro interesse. Se mesmo assim, não der resultado e a birra continuar, mostre indiferença. Se ninguém ligar, ela acaba desistindo. Fase bem complicada essa,viu ? O Diego está mesmo terrível ! Haja paciência !!! Mas o amor de mãe sempre supera tudo... agora preciso ir... que ele já está ali... fazendo birrra... levou um "não" e está chorando porque não pode brincar com os sapatos... Inté !!!!

Sem comentários: