terça-feira, 11 de maio de 2010

CHÃO !!! CHÃO !!! CHÃO !!! CHÃO !!!!

Não gente, não é nenhum hit funkeiro... É a atual fase do meu Diego que está com 9 meses... quase chegando aos 10. Tudo para o chão !!! Em poucos minutos, o que está nas pequenas mãozinhas dele tem destino certo. Aí começa aquele jogo de paciência. A gente apanha, dá para ele e lá está o objeto no chão de novo. Mais uma vez... e outra... e outra... e outra...



Mas mãe que é mãe tem sempre aquela dose extra de paciência... Apanha tudo do chão quantas vezes for preciso e não se chateia.

E para entender essa atitude do meu pimpolho, andei dando uma vasculhada pela net e descobri que os objetos são brinquedos que divertem as crianças. Os bebês gostam de jogar tudo no chão, esperando que o adulto pegue de volta. Com isso, reforçam a idéia de que os objetos e as pessoas que saem de sua visão não deixam de existir e aprendem que as ações têm conseqüências (cai no chão e faz barulho). Portanto, isso não é uma birra. O ato de jogar os objetos no chão não é para irritar os adultos. "Deu vontade, ele faz. É mais instintivo e menos racional", palavras da pediatra e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sandra de Oliveira Campos.

Ainda segundo a pediatra, dizer insistentemente ‘não faça’, ‘não jogue’, pode ser desgastante. "Parece que tudo entra por um ouvido e sai pelo outro. A palavra tem muito pouco significado nessa idade", diz Sandra. Ainda assim, isso é inevitável já que o bebê precisa acostumar-se a ter limites. Então o que fazer ??? Chamar a atenção ?? Ignorar ??
Cada um na sua hora... Se a atitude da criança não representar um risco, não dê muita importância. Caso contrário, o jeito é mesmo dizer "não".

Então, amiga que ama ser mãe... evite se desgastar ! Encare a bagunça na casa com bom humor... e ajude o seu filho a saber o que pode e o que não dá para ser... de jeito nenhum !!!

Sem comentários: