sexta-feira, 15 de abril de 2011

Início Frustrado

Semana passada, com o Dieguinho doente, fui duas vezes ao centro de saúde e uma ao hospital.
Fui atendida por 3 médicos diferentes e TODOS passaram o maior sermão ao saber que o menino ainda mama.
Disseram que, depois de um ano da criança, o leite da mãe já não "presta".
Não tem mais os componentes que tinha, ou seja, que é "fraco".
Afirmaram que criança, que mama por tanto tempo, tem dificuldade de socialização, pois é muito apegada à mãe. 
Um deles até chegou a falar que amamentação prolongada não era prática nos "países desenvolvidos".


Depois de tanto ouvir e me sentir "errada", resolvi começar o desmame do meu filhote.
Mas como ???
Domingo, o Di vai completar 1 ano e 9 meses e, simplesmente, não dá sinais de querer largar o peito !
Ele já não mama muito.
Esse momento nosso está restrito a 2 vezes por dia: uma antes da sesta da tarde e outra à noite.
Ou seja, o teté agora só quando ele vai dormir.
E não tem jeito: já tentei, mas ele não consegue dormir de outra maneira.


Não é de agora que tento introduzir outro leite na vida do meu filho.
Desde que ele completou os  6 meses de vida, vez por outra, apresentava-lhe um novo leitinho.
Mas ele sempre rejeitou !
Não gostava do sabor, não queria mamar da mamadeira... enfim !
Essa semana, tentei novamente e mais uma frustração.
O Dieguinho não quer nem ver uma mamadeira de leite na frente dele.
E agora, o que é que eu faço ???


Sempre ouvi dizer que o desmame, geralmente, é um processo natural.
A própria criança vai largando o peito.
Mas não estou vislumbrando isso aqui em casa.
Estou até me sentindo pressionada por todos, o que piora ainda mais a situação.
O que não me fez sentir tão culpada é que li que a Organização Mundial de Saúde não vê nenhum mal na amamentação até os 2 anos de idade.
Por isso, tenho 3 meses pela frente para ir amadurecendo esse processo junto com meu Di.
Vamos lá ver se conseguimos...

O desmame também foi tema de um post belíssimo escrito pela mamãe blogueira,  Ivana.
Recomendo a leitura:
http://ivanacoisademae.blogspot.com/2011/04/o-outro-lado-do-desmame.html

Quem já passou por essa fase, deixa aqui um comentário.
A mamã agradece as dicas !

Ahhh, O Dieguinho já está bem melhor... digamos, quase a 100% de novo...
Obrigada pelo apoio de todas e um ótimo fim de semana !

9 comentários:

Miguel...Presente de Deus disse...

Eu não tenho muita experiencia com o desmame porque o Miguel largou o peito com 5 meses,poque tive que voltar a trabalhar e ele acabou largando o peito por conta de usar mamadeira durante o dia todo. Eu fiquei arrazada na epoca,cheguei a sentir ciúmes da mamadeira,é verdade.rs Mas no seu caso eu acho que os medicos estão exagerando um pouco, conheço várias mães que amamentam seus filhos que já estão com 3 anos,4 anos e por aí vai. Acho que cada criança tem o seu tempo, se eu pudesse estaria amamentando até hoje.

Bjocas em vcs

carla e Miguel

Simone Scharamm disse...

Oi, Débora,
Recebi seu e-mail. Fiquei muito emocionada com seu carinho e feliz, ao mesmo tempo, por poder contar com sua amizade! Muito, muito obrigada!
Receba de volta aquele abraço!!!

Quanto ao desmame do Dieguinho, tenho a dizer que esses médicos estão totalmente equivocados! É claro que o leite materno agora não vai poder substituir as refeições dele e ele precisa ingerir o leite, mas não necessariamente na mamadeira, pode ser mingau, iogurte, vitamina no copo, há várias opções. Mas foi e é o leite materno que o protegeu de diversas doenças até hoje! Eu amamentei as duas filhas. A Vanessa, até 1 ano e 6 meses. A Luísa, até 2 anos e 3 meses. E isso não atrapalhou em nada, pelo contrário, criou um forte vínculo entre nós. Sabe como eu tirei o mamá da Luísa? Esperei que ela crescesse um pouco pra entender o que era dodói. Quando ela estava com 2 anos e 3 meses, disse a ela que estava com dodói no meu seio e coloquei band-aid nos dois seios. Ela sentiu pena da mamãe e não pediu. Mesmo assim, ficava no meu colo, cheirando o seio pra dormir.Rs! Foi sofrido pra nós duas, mas em 1 semana, ela tinha esquecido do mamá.Em pouco tempo, meu leite secou.
Meu conselho é que deixe ele crescer mais um pouquinho pra ter entendimento. Vai dar tudo certo!
Que bom que ele melhorou! O final de semana promete ser divertido, né?
Beijos e aproveite!

Rose disse...

oi Débora que situação,nós mães sofremos muito nessa fase,concordo com o que a simone disse!esses médicos estão completamnte equivocados, a qui no Brasil lutamos pra que as crianças sejam amametadas até os 2 anos pelo menos e nós brasileiras temos essa cultura de amamenta mesmo!!!!que bom que vc esta amamentando o seu filinho e continue sempre que ele quise,isso faz bem pra vc e pra ele.O meu filho mais velho mamou até os 3 anos,ele era muito doentinho passava mais tempo no hospital do que em casa por causa da bronquite, quando ele ficou maiorzinho fui oferencendo tudo no copinho sabe aquele da lilo parece um mamadeira,tem furinhos de sugar pois é, ai então ele foi largando o peito sozinho sem foça a barra não foi nem traumático pra ele e nem pra mim no caso do leite ofereça outras coisa derivados do leite tipo queijo,iorgute natural,quem sabe ele goste!sabemos que o leite é muito importante pra ele mas com os nossos truque conseguimos, e o leite materno tem uma coisa que os outros não tem AMORRRR.Débora um grande abraço e venha me fazer uma visitinha qualque hora dessa pra gente trocar figurinha kkk estou te seguindo beijoss....

Sílvia Renata disse...

Ai Debora, fiquei indignada com o comentário desses médicos! Imagine só? Leite fraco? Não presta? Coisa que em paises desenvolvidos nao ocorre? Realmente, o q a gente ve é um monte de mulheres simplesmente 'prefere' não amamentar, pôxa! Ser amamentada não é escolha da mãe, e sim direito do bebê... perdoe a indgnação amiga, mas discordo totalmente da opinião desses médicos... e concordo com os comentarios de que o peito não deve ser a unica refeição da criança apos os 6 meses, mas ajuda sim! Se não fosse o peito meu filho estava desnutrido pq vc sabe a luta que é faze-lo comer, então ele passa dias sem comer direito e o peito que o salva...
Amiga, vc tbm tem q estar pronta para o desmame, mas por sua propria opinião e nao forçada pela opiniao dos outros... lembre-se amamentar o Di é algo que depois que vc tirar, não vai fazê-lo mais...
Abraços...

Fabi a loba!!! disse...

Oi Débora, situação complicadinha né... bom a Daphyne largou meu peito por conta própria com 9 meses e meio... não sei o que te falar para fazer ele largar do peito, mas na questão do leite posso palpipar...rsrsrs ...minha filha tb odiava todo e qualquer tipo de leite.
O médico dela recomendou que eu fizesse uma vitamina com banana ou qualquer outra fruta, ela aceitou melhor com banana prata, mas não tomava na mamadeira a princípio. Acredite se quiser eu dava de colher e com o tempo pegou na mamadeira. A banana prata por ser docinha tira o gosto de leite amargo e ela adorou, fora que é uma forma dela comer fruta né.
Não sei se vc já tentou fazer isso com o Di, mas vale a pena tentar... fica aí a dica beijinhos

Anónimo disse...

Oi, bom... eu tenho uma filha (Alice) e ela tem 8 meses agora. Sempre mamou no peito e nunca ofereci outro leite. O que tenho a dizer é que vou amamentá-la até os 3 anos por aí... Se ela gosta e se eu tenho tempo integral pra ela, porque não dar? Não tô nem um pouco preocupada com opinião de 'alguéns' e ou ''médicos/enfermeiros'' importa mesmo é a nossa intuição maternal amiga, e isso ninguém pode coordenar melhor do que nós, mães...O leite materno é o melhor sim, tadinho do teu bebê com tão pouca idade já lhe cortar o alimento que ele mais ama no momento. Mas enfim, cada um com suas prioridades e convicções, devemos respeitar! Mas não concordo com isso! Conheço crianças que mamaram até além dos 4 anos e nem por isso são piores do que as que largaram antes. Pense bem antes de cortar o mamá do teu bebê. Eu não o faria. Abraços! (Cris)

Cida Kuntze disse...

Oi Déby!
Nossa amiga, os médicos falaram isso...que coisa chata! Olha, não se sinta precionada com isso não, pois conheço criança que passaram dos 2 anos mamando e são super sociáveis e saudáveis.
Eu não passei por isso....minha filha deixou com 9 meses por conta própria, mas vá tirando aos poucos, sem pressão que tudo vai dar certo.
E ele nem mama um monte...só 2 vezes ao dia.
Força amiga e nem esquenta, pois tudo tem sua hora pra acontecer, vai indo com paciência e calma.
Beijinhos.

Geovana Centeno disse...

oi debora querida, aqui em casa a Mariana esta com 2 anos e meio, e não quer largar o peito, mama pra dormir e da algumas bicadas durante o dia, e toma leite da mamadeira, vou deixando, tambem ouso os medicos me enchendo o saco por isso, digo que vou tirar e que ela mama só denoite, o caio tinha 3 anos e meio foi quando deixou, melhor dizendo, eu tive que tirar porque iria me operar da visicula, foi dificil... mas da tempo ao tempo afinal ele nao toma leite nenhum não é mesmo...bjs!

Chris Ferreira disse...

Oi Débora,
passei por 2 desmames e eles só ficaram fáceis quando eu estava segura de que era o melhor para mim e para as minhas filhas. Quando eu estava certa de que esse era o caminho. Aí simplismete não dei mais o peito e depois de 2 ou 3 dias elas já estavam tranquilas.
A Sofia, minha mais nova, não toma leite até hoje. Ela gosta do suco Ades, que naverdade é um leite de soja. E toma vitamina, o leite batido com frutas. Como ela não queria a mamadeira, saí do peito direto para o copo de canudo.

Siga o seu instinto materno. Quandovocê estiver segura de que é a hora de fazer o desmame, vai encontrar soluções para isso.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/