terça-feira, 22 de junho de 2010

Meu pequeno "falante"...

Que eu e o meu Diego nos comunicamos há muito tempo, isso não é nenhuma novidade... Com poucos meses, já nos "entendíamos" só pelo olhar. Tanto eu a ele, como ele a mim. Depois, aprimoramos a nossa comunicação para as entonações de voz ou expressões faciais. Ele bem sabia quando eu mudava o tom ou colocava uma cara mais feia.  E também apercebia-se bem quando a mamã estava toda contente e feliz com as boas ações dele...


Depois ele começou a emitir sons, além do choro, claro ! Sem dúvida, essa é a primeira forma de comunicação dos bebês, mas pulemos essa parte...
Bá... Tá... Pá... Uma sílaba de cada vez. Em seguida, elas começaram a aparecer juntas.. Babá... Tatá... e para minha "frustração"... Papá.. Pois é meu Diequinho falou primeiro "papá" que "mamã"... Falou e continua a falar... "Mamã"... ainda nada !!! "Olá" foi a segunda palavra que ele aprendeu. Essas são as únicas coisas compreensíveis que saem daquela boquinha linda. O resto é uma sucessão de sons e sílabas que só fazem sentindo na cabeça dele.


E ele é um falante !!!! Digo que ele é meu rádio pequenino. Está sempre a "falar"! Nisso saiu ao pai. Pois é... agora tenho dois rádios em casa... um grande e um pequenino... Há sempre "música"... Quero ver só quando o Diego começar a falar de verdade... Aí acho que os dois vão disputar para ver quem fala mais...rsrsrsrsrsrsrsrs...


Meu pequeno falante está com uma linguagem bem desenvolvida. Fala as mais variadas síladas... às vezes, tudo junto e bem rápido ! E na ânsia de dizer algo, até baba-se todo, de tanto esforço que faz !
E não é de hoje que ele "responde" quando falamos com ele. Em certos momentos, chega mesmo a ser um "diálogo" ! A gente vai falando e ele respondendo à maneira dele. É uma graça !


O meu pimpolho é tão falante que nem na hora de mamar ele se cala ! rsrsrsrsrsrs... Geralmente fica fazendo... "uhm-uhm-umh-uhm-uhm-uhm"...
Ele até já aprendeu o significado do "não". Quando dizemos que ele não pode fazer algo, ele compreende bem. E quando não quer algo, também sabe balançar a cabeça da esquerda para a direita, em sinal de negação. 
Agora entrou numa de tentar imitar o que falamos. Às vezes, o som saí igualzinho. Outras, parecido. E tem horas que não tem nada a ver. Mas ele responde assim mesmo. Não quer ficar por baixo...rsrsrsrsrsrs...
Quando cantamos ou ele escuta uma música, também não fica atrás. Acompanha "cantando" do jeitinho dele !

  

É nessa troca entre adulto e bebê que se forma a linguagem. Esse processo é  individual. Cada um vai desevolvendo, aos poucos, as suas habilidades. E não adianta os pais quererem acelerar essa fase. Muitas vezes, a ansiedade de ver o filho falar pode atrapalhar o aprendizado.
O melhor a fazer é conversar com o bebê. Pegá-lo ao colo e mostrar-lhe que você quer interagir com ele.
O estímulo visual com móbiles coloridos também é importante, assim como outras experiências sensoriais. Deixar o rádio ligado, dar objetos que produzam sons para a criança brincar, mostrar que se pode fazer diferentes sons com a boca são boas ajudas.
Em geral, até os três anos e meio, a criança já domina todas as palavras,sendo os sons com /R/ e /L os últimos a serem aprendidos.


Essa é uma fase encantadora... como todas as outras. A verdade é que cada uma tem o seu "charme". Nós, pais babados (=corujas), nos encantamos com cada "novidade" do Diego.
Agora preciso ir... Meu filhote me "chama" ! Não com a palavra "mamã", como eu gostaria.... rsrsrsrsrsrs... mas está ali a reclamar a minha presença... inté !!!


Sem comentários: