sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cadê o peru ??? O Natal de lá... e o de cá !

O primeiro Natal que eu passei em Portugal foi em 2007, ano de grandes mudanças... foi quando vim para cá, me casei, enfim... Quando chegou na hora da ceia em casa da minha sogra, olhei para a mesa e perguntei: "cadê o peru ?" Bem, para mim, até então, Natal sem peru (da Sadia) era algo impensável ! Por mais que, todos os anos, achássemos o preço caro, lá estava ele reinando na nossa mesa com aquela farofinha deliciosa...


Mas em terras de Camões, a ceia natalina, ou melhor falando em bom português de Portugal, a consoada é um pouquinho diferente. A grande atração da mesa é o bacalhau - nem podia ser diferente, né ? Mas nem no Natal  ??? rsrsrsrsrsrs... Bacalhau cozido com batatas, ovo e couve é o carro-chefe do jantar.

Polvo cozido também é prato imprescindível. Adoro os dois, mas volto a insistir, Natal sem peru não tem a mesma graça ! rssrsrrsrrsrsrsr... Andei lendo sobre o assunto e acabei descobrindo que, às vezes, costuma-se servir a ave no almoço do dia 25. Mas como geralmente sempre se faz muita comida para a ceia, no dia seguinte, acaba-se comendo os restos.... e nada de peru, chester, nem algo parecido !
E por falar nisso, aqui tem uma tradição que eu também desconhecia... Nada se retira das mesas depois da ceia. "Acredita-se" que os anjos venham se servir da comida que ficou.


E as diferenças gastronômicas não páram por aí... Alguém também pode imaginar Natal sem panetone ? Aqui pode ! Esse pecado dos deuses não é tão popular como no Brasil. Por cá, quem reina literalmente na mesa dos doces é o bolo-rei.  Um pão com frutas cristalizadas e frutos secos, mas não vou nem mentir que prefiro o meu panetonezinho... Também não podem faltar as nossas velhas e conhecidas rabanadas e aletria, uma espécie de macarrão doce.

aletria

bolo-rei

Nas mesas lusitanas, ainda há muito mais: bolinhos de bacalhau, polvo frito... coisinhas bem diferentes das nossas... mas que também não deixam de ser saborosas.
Mas seja como for, muito além de toda a comilança e troca de presentes, o mais importante, nessa noite tão especial do ano é a união das pessoas, o convivio em família !

Desde já, um Feliz Natal a todos !
E um ótimo fim de semana ! 

5 comentários:

Sílvia Renata disse...

Adorei conehcer um pouco mais dos costumes lusos. rsrs olha confesso que nao sou de provar coisas como polvo... mas o bolo-rei encheu minha boca de água rsrsr
Bom final de semana!

Unknown disse...

Cada um tem o seu costume e a gente estranha quando se depara com algo diferente. Eu tenho uma história de ano novo. Era o primeiro que passava com a família do meu marido, eu tava grávida da Yasmin e vieram uns parentes da sogra de longe que não se viam há séculos. Reuniu-se toda a família em torno da mesa e em vez do tradicional lombinho que eu estava acostumada a ter na minha ceia de ano novo, colocaram no centro da mesa uma cabeça de porco assada.
Eu achei aquilo horrível, mórbido, feio e é claro que eu não ia comer aquilo nem que a vaca cacarejasse, mas o pior de tudo é que ficou aquela gente toda estranha sentada em redor daquela mesa enorme, uns olhando pra cara dos outros, num silêncio tão constrangedor durante toda à noite que eu e minha cunhada apelidamos aquele dia como "o dia do velório do porco".
Virou uma espécia de "piada interna", toda vez que se fala em ceia de ano novo, lembramos do velório do porco...

Mas a foto da mesa montada para a ceia tá muito apetitosa, fiquei com água na boca. Acredita que nunca comi bacalhau?

Beijos

Simone Scharamm disse...

Oi, Débora,
Tão diferentes os costumes, né?
Na casa dos meus sogros, que são portugueses, sempre teve esse bacalhau com couve...e eu que adoro bacalhau, não gostei desse jeito e acabei introduzindo uma nova receita na tradição do Natal: o Bacalhau ao Zé do Pipo, que agora é feito todo ano,rs!
Prepara um peru...quem sabe, você não consegue mudar a tradição?rs!
Bewijo grande e ótimo fds!

Gaby Câmara disse...

Nossa amiga,
que postagem deliciosa! hummmm...
hihi
bom, eu também não abro mão do peru e do panetone!
gostaria de saber se vc pode me dar seu endereço por e-mail : gabykmara@yahoo.com.br

Um super feliz natal para vc também! que ele seja inesquecível com ou sem peru!
bjoss

Cida Kuntze - compartilhandobencao.blogspot.com disse...

Oi amiga!
Cada lugar com suas tradições. Gostei demais de saber o que se passa por aí...rsrs.
Te mandei e-mail, ameiiii o cartão e postais.
Beijinhos, uma abençoada semana e um natal maravilhoso pra você e sua família.