segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem tem, aproveite !!!

Queria começar a semana com uma frase que ouvi dia desses, de uma senhora, enquanto esperava o elevador aqui do prédio...

"O mundo não foi feito para os fracos !"

Foi isso que tentei mentalizar durante todo o caminho da minha casa até o aeroporto para mais uma despedida. Mentalizava para tentar não chorar... mas foi inevitável...

Pois é, gente, depois de duas semanas, lá estou eu, de novo, orfã do colinho da minha mãe. Ela, o meu irmão e a minha cunhada estiveram cá conoco nos últimos quinze dias. Daí a pouca assiduidade aqui, assim como as raras visitas nos blogs queridos. Mas, aos poucos, vamos colocando a casa em ordem, os assuntos e as visitas em dia...
Vocês devem concordar comigo que o motivo foi mais que justo !

Graças a Deus, passamos dias maravilhosos ! Passeamos bastante. Levei-os a conhecer lugares que adoro aqui por terras lusitanas. Eles também amaram ! Pudemos matar a saudade e todos se divertiram imenso com o Dieguinho. O meu filhote é que andava todo contente. Tinha companhia para brincar 24 horas por dia. Ou era a minha mãe ou os tios. Bastava ver alguém disponível e ele logo chamava para ir para os brinquedos. Foi tudo ótimo !

Também aproveito para abrir um pouquinho do meu coração com vocês... Olha, quem tem um colinho de mãe por perto, aproveite ! Cada minuto, cada segundo, cada oportunidade ! Acho que muita gente vai concordar comigo... mas só quando a gente é mãe é que sabe valorizar ainda mais as nossas. A minha mãe vivia me dizendo isso e não é que era verdade ?

Eu sempre admirei muito a minha mãe. Uma mulher forte, guerreira, batalhadora e de uma fé invejável. Teve a coragem de sair de um casamento falido levando pouco ou quase nada. Reconstruiu a vida, voltou para a profissão depois de mais de 20 anos sendo dona de casa. Hoje tem casa e trabalho às custas do próprio suor. A fortaleza dessa mulher é tamanha que foi capaz de superar a morte da filha mais nova e a separação da mais velha.

Foi o destino que quis assim. Essas foram as palavras da minha mãe quando lhe disse o quanto sentia por não estar ao lado dela no dia-a-dia. Mesmo na sua dor, encontrou ânimo para me confortar. Qual mãe não faria isso por seu filho ??

Não sou a favor de filhos dependentes dos pais, nem agarrados as saias das mães, mas acho que mãe e filho não deveriam ficar muito distantes. E aqui vai o meu Mea Culpa. Quando decidi seguir o meu caminho e construir uma nova vida e minha família do outro lado do Atlântico, estava muito mais centrada nas mudanças do que nas consequências. Por isso, pedi desculpas à minha mãe por ter me afastado fisicamente dela. E mais uma vez, aquela mulher-fortaleza me cala com palavras sábias que só uma mãe pode ter: "Você não tem nada do que se culpar, o importante é que você esteja feliz. Sinto muito a sua falta, mas se você estiver feliz, assim também estarei".

Pois é... o mundo não foi mesmo feito para os fracos. Nunca vou esquecer esssa frase. E, principalmente, a história dela. Quem a disse foi uma mulher que deixou os três filhos (um deles com Síndrome de Down) no Brasil e veio para Portugal. Tentar ganhar aqui o que não conseguia no próprio país e depois voltar para dar uma vida melhor à família. Quando lhe perguntei como ela conseguia viver longe dos filhos, as lágrimas lhe vieram aos olhos. Mas ela segurou o choro. Apenas disse:
- Não é fácil, nada fácil. Mas o mundo não foi feito para os fracos.

Ganhei uma lição de vida em poucos segundos, antes do elevador chegar. E espero que os poucos minutos que vocês passaram lendo um pouquinho da minha história também sirva para alguma coisa...
Voce já deu um abraço ou falou com sua mãe hoje ? Quem a tiver por perto, aproveite ! Colinho de mãe é um dos melhores lugares do mundo... ou seria o melhor ? 

5 comentários:

Tatiana disse...

Que linda declaração de amor a sua mãe,Debora!!!
Tenho certeza que ela ficaria emocionadissima se lesse!!
Eu estou longe da minha há 9 anos, voltando pra mais perto dela esse ano!!
Realmente colinho e comidinha da mae é tudo de bom!!
Bjs.

Vanessa e Enzo disse...

Linda declaração. Sua mãe lêo blog? Pede pra ela visitar,mesmo longe essa vai ser uma forma de abraçar a distância! Ela merece!
Bjks

Dani, a Mãe da Flor disse...

Experiência própria...
Colinho de mãe É O MELHOR LUGAR DO MUNDO! Não existe nem de longe algum outro lugar melhor... minha mãe faleceu antes da minha filha nascer, e, nossa!! Quanta falta ela me faz!! É uma ausência latente, presente em todos os meu momentos com minha filhota... bons ou maus (principalmente nos maus...) ninguém entende melhor a gente do que nossa mãe, só consegui entender isso depois que a perdi... sei que ela está por perto, mas nada é igual ao colinho dela. NADA.
Adoramos sua visita!! Volte sempre por lá!!
Bjs,
Dan.

Dina Ulbrich disse...

Aiaiai a festinha chegando!!
Não vejo a hr!

O tema vai ser Peter Pam!
Bjs

Anónimo disse...

Vc me fez chorar!! Sinto uma falta danada da minha mãe, danada!!!