quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A difícil hora de comer - Parte 2

Lá ando eu, de novo, com a cabeça cheia de minhoquinhas por causa da falta de apetite do Diego.
Eu já havia dividido essa minha angústia com vocês num post anterior...


O meu filhote nunca foi um comilão... Teve uma fase até que andou fazendo todas as refeições direitinho. Mas isso nunca foi regra. Em geral, ele sempre deu trabalho para comer... E ultimamente tem sido demais ! Sopa, nem vê-la ! Os iogurtes e papas, que ele tanto gostava, também já não agradam muito. O que ainda lhe dá algumas calorias, é o leite materno (pois é... ele ainda mama !) e um bocado da nossa comida que ele vai provando enquanto está à mesa conosco...


As mamãs mais experientes atribuem logo a falta de apetite ao nascer dos dentes ou dizem que ele come pouco porque ainda mama. Acho que as duas justificativas são aceitáveis, mas não deixo de ficar desesperada toda vez que sento o Diego na cadeirinha. Para fazê-lo comer, é preciso muita paciência e uma série de objetos que façam distrair a atenção. Só assim, ele vai abrindo a boca, quase que mecanicamente, e engolindo algo. Um suplício ! Às vezes, tenho mesmo que obrigá-lo a comer. O que piora ainda mais a situação e não é a maneira mais adequada de lidar com o problema...


Antes de procurar um pediatra, resolvi dar uma pesquisada na net sobre o assunto e descobri coisas interessantes que gostava de compartilhar... quem sabe não ajude outras mães que passam pelo mesmo problema... Vejamos...

A falta de apetite ocorre geralmente quando a criança tem entre 1 e 3 anos. 
 A criança com 1 ano tem apetite muito menor que o bebê. É uma programação genética. No primeiro ano de vida o bebê triplica de peso. Entre 1 e 2 anos precisa aumentar de peso apenas 20% (passa de aproximadamente 10 quilos para 12). Há meses em que não aumenta de peso e isso é normal, mas as mães, habituadas com o crescimento do bebê, pensam logo em doença e forçam a alimentação. É um erro, que pode provocar reação. E quanto maior for a insistência da mãe, mais a criança se sente agredida e mais vai reagir, até recusar-se a comer. (Fonte: guiadobebe.uol.com.br)



Quando a preocupação da mãe é muito grande, alguns médicos chegam a receitar um tônico, um remédio para aumentar o apetite da criança. É um erro, porque a receita vai aumentar na mãe a convicção de que a falta de apetite é uma doença. De mais a mais, muitos dos estimuladores de apetite são perigosos, provocam hipoglicemia, sonolência ou agitação. Nenhum livro sério de medicina recomenda esse tipo de remédio, mas eles são muito prescritos e vendidos no Brasil. (Fonte: guiadobebe.uol.com.br)


A nutricionista, Andréa Karla de Lima Alves, pesquisadora associada do NIB/UNICAMP, aponta algumas causas para a falta de apetite dos pequenos:

- A mãe oferece muita comida e a criança não consegue comer tudo.
- Não existe uma regularidade nos horários das refeições.
- Não existe variedade nos alimentos: o que chamamos de "monotonia alimentar".
- O ambiente onde a criança realiza as refeições não é apropriado, existindo muito barulho, televisão ligada, discussões etc.
- A criança quer chamar a atenção dos pais, pois sabe que o fato dela se negar a comer implica dizer que os pais irão tentar de tudo para que ela coma, como fazer brincadeiras, contar estórias de aviãozinho etc.
- A mãe está tensa demais para que seu filho coma e a criança acaba absorvendo toda essa ansiedade e como, resultado, se nega a comer.
- Está nascendo um dentinho novo e a gengiva está dolorida, impedindo a criança de mastigar os alimentos.
- A criança tem mais de 1 ano e ainda toma muitas mamadeiras. Este fato faz com que ela não venha a aceitar bem os alimentos sólidos.
- A criança não gostou da comida. Muitas mães fazem a comida da criança separada, sem tempero e às vezes nem chegam a provar não verificando, desta forma, que ficou faltando sal, por exemplo.



São dela também as dicas que se seguem para ajudar no momento de alimentar uma criança:

- Oferecer porções de comida adequadas. Deve-se levar em conta a capacidade do estômago da criança.
- Deve existir uma regularidade nos horários das refeições. E, caso a criança não queira comer numa determinada refeição, não deve-se dar guloseimas. Adiante um pouco o horário da refeição seguinte. A criança provavelmente estará com mais fome.
- Ofereça alimentos os mais variados possíveis.
- O ambiente onde a criança realiza as refeições deve ser tranquilo e harmonioso.
- Não atender as chantagens. Por exemplo: a criança só abre a boca se primeiro contar uma estória de aviãozinho. Isto deve ser evitado.
- Estimular a criança a comer sozinha. Muitas mães não apreciam esta idéia devido a sujeira que os pequenos fazem. No entanto, quanto mais eles treinam, mais rápido aprenderão a comer sozinhos. E, para a criança, torna-se um prazer poder segurar a colher e levar o alimento à boca.
- Se estiver nascendo um dentinho novo, deve-se ter paciência e procurar dar alimentos mais macios.
- As crianças acima de 1 ano, não necessitam de tanto leite. Nesse período, deve-se diminuir o número de mamadeiras para, no máximo, duas (1 pela manhã e 1 à noite). E não se deve dar mamadeiras depois das refeições (Ex:sobremesa).
- A criança maior de 1 ano deve seguir a dieta da família, portanto se todos estão comendo uma macarronada não podem exigir que a criança coma uma salada de espinafre ou coisa parecida.

Bem, assim como a mim, espero que essas leituras possam ajudar outras mães a entender a falta de apetite dos filhos. Mas confesso: às vezes, é difícil seguir à risca tudo o que dizem os profissionais. Coração de mãe é mole...rsrsrsrsrs...e a gente acaba cometendo um ou outro deslize....
No que toca a esse tema, a minha preocupação com o Diego ainda está em nível 1. Enquanto ele for um menino saudável, cheio de energia e estiver dentro dos padrões de desenvolvimento, o jeito mesmo vai ser  continuar tendo muita paciência para fazê-lo comer...
Um ótimo dia a todos ! 

2 comentários:

Cida Kuntze disse...

Oi Débora!
Que lindo o seu blog. Voltarei com mais tempo pra conhecer melhor. Te achei através do Recanto das Mamães Blogueiras, estou por lá também. Através aqui do teu blog também conheci outro que gostei muito.
Agora não tenho tempo, mas volto pra ler tudo.
Beijos.

Vanessa e Enzo disse...

Bom dia Débora!
Recebi teu post no meu blog. Mora em Portugal, é? Que legal, tenho família aí.
Bom quanto a festa já tá decidido, Enzo vai ter a festa dele - eu não iria me perdoar se não fizesse hauhauahua
Bjks