sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Agora é sua vez... por Tuka Siqueira

É com muita honra e orgulho que vos apresento mais uma grande mulher aqui no Amar ser Mãe. Estive pensando e já não lembro como a conheci. Se foi ela quem apareceu por cá e deixou um comentário ou se fui eu que, navegando por blogs de mamãs, cheguei até ela. Acho que foi a segunda opção. Mas a verdade é que me surpreendi com a história dessa mulher desde o princípio. Primeiro e mais importante: por ela ter cinco filhos ! Hoje em dia, não é muito comum ver uma família tão grande assim. Ao mesmo tempo que penso na benção que é gerar cinco vidas, imagino na trabalheira que é criá-los ! O segundo motivo que me levou a conhecê-la e admirá-la foi o fato dela ser portadora de esclerose múltipla. O relato pessoal sobre a doença foi um dos primeiros posts que li, o que me fez ler muitos outros em seu blog. Pelo pouquinho que a conheço, posso dizer que essa é uma mulher pra gente tirar o chapéu !

***

Tuka Siqueira é uma mamãe gaúcha, que mora em Cachoeira do Sul. Estreou na maternidade ainda na adolescência, aos 17 anos. Depois conheceu o atual marido, com quem está junto há quase duas décadas. Teve mais quatro filhas. Duas delas gêmeas. Hoje tem em casa, um rapaz, uma adolescente e três pequenas com menos de três anos de idade. Começou a trabalhar cedo, aos 13, mas por causa da doença... e depois do nascimento das meninas... passou a se dedicar à família. É mãe, esposa, dona de casa que se desdobra para dar conta dos cinco filhos. E ninguém melhor do que ela para contar essa bela história.



Agora é sua vez...

...por Tuka Siqueira 



Porque eu amo ser mãe.

Apesar de ter 5 filhos, a maternidade nunca foi algo planejado na minha vida. Desejei e amei cada um dos meus filhos a partir do momento exato em que percebi que existiam, mas não planejei ter nenhum. Por conta disso, tudo aconteceu de forma natural, fui aprendendo a ser mãe com a maternidade. Mas dizer que aconteceu de forma natural não quer dizer que foi ou está sendo fácil.

Os desafios se apresentam todos os dias e a experiência já ajuda um pouco, mas cada situação é única, assim como cada filho e vamos nos adaptando à cada uma à medida que acontecem. às vezes tenho vontade de sair gritando e correndo rua afora como uma louca. Neste momento mesmo, com 3 bebês em casa, a loucura é algo que impera por aqui. Muito barulho, muita bagunça, nenhuma rotina, muitos dodóis. Aliás, essa parte dos dodóis é a que mais me enlouquece, pois as 3 estão sempre muito próximas, brincam de trocar as chupetas e todo tipo de coisa que facilita a transmissão de vírus e bactérias. Uma melhora, a outra adoece e assim sucessivamente.

Elas também são muito arteiras, estão sempre procurando uma arte pra fazer, um lugar pra subir, um armário ou gaveta pra mexer, me tiram do sério. Minha paciência, que já não é muita, acaba logo e fico com minha cabeça fervendo.

Ser mãe consiste em 99% de trabalho, renúncia e preocupação e 1% de alegrias.

Então, porque raios eu amo ser mãe?

Porque ser mãe me fez ser uma pessoa melhor, me fez querer ser uma pessoa melhor.

Amo ser mãe, porque depois de um dia exaustivo e massante, quando estou aborrecida e cansada, recebo um sorriso sapeca e banguela da minha pequenininha ou um abraço duplo bem apertado das gêmeas, ou minha filha adolescente com aquela mania chata de ser chiclete, vem e me abraça ou ainda o telefone toca e recebo notícias do meu filho. Pronto. Do que era mesmo que eu estava reclamando? Esqueci. Todo o aborrecimento se dissipa, o cansaço começa a fazer sentido.

Amo ser mãe, porque a maternidade me fez aprender o que realmente significa AMOR, este sentimento tão forte que quanto mais o distribuimos aos nossos filhos, mais ele cresce em nosso coração.

Amo ser mãe. Simples assim.

Tuka Siqueira - Mãe do Allyson 22 anos, Yasmin 14 anos, Aline e Camila 2 anos e 7 meses e Letícia 1 ano e 1 mês.


Tuka Siqueira

Ktralhas - Blog


***


Tuka, muito obrigada por aceitar o convite e participar desse cantinho. Você nos presenteou com um belo texto; traduziu em palavras sentimentos nobres, um relato sincero e emocionante ! Continue sendo essa grande mãe e mulher !
E quem quiser também ter sua vez aqui, basta mandar um mail para deboravieira@hotmail.com, dizendo porque você ama ser mãe. O tamanho, o formato.. quem manda é você !
Um fim de semana maravilhoso para todos nós !  

6 comentários:

Vanessa e Enzo disse...

Gente, eu sou fã da Tuka, pra mim é exemplo de mulher guerreira... E como escreve bem. Linda Tuka!!!
Bjks Débora pelo espaço!

Unknown disse...

Obrigada Débora pelo espaço e pelo carinho!
Vanessa é uma fofa, obrigada pelo carinho também!

Bjs

Sílvia Renata disse...

Debora... sou fã do sei blog, e esse espaço que abre a outras blogueiras é incrivel...
A Tuka, nossa que guerreira, apaixonei...
Um abração e parabéns pelo blog, amu de paixãoo!

Roberta Souza disse...

Nossa, não consigo nem imaginar o dia a dia dela! Deve ser ultra trabalho mesmo... e eu achando que tenho trabalho com o Vini... ai, ai.
Amei o post! Já estou preparando o meu... hehehehe!!!! Tenho que mandar o que mais além do post??

Beijocaaaaaaaaaa

Laudiane disse...

OI.....vim correndo aqui quando vi que minha amiga foi homenageada e que mulher viu??? Essa Tuka
Deus abençoe sempre pois como vc disse cuidar de uma família grande deve ser tarefa pra poucos....
LIndo seu blog adorei
Felicidades
Beijos

Cida Kuntze disse...

Que linda história!
Fiquei pensando no dia, na correria e ao mesmo tempo que abençoada ela é. Que filhas lindas!
Parabéns e que Deus continue te abençoando Tuka.

Beijos Déby e que lindo esse espaço que você abriu pras mamães...cada história linda amiga!